Páginas

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Como fazer flores de EVA para enfeitar os cabelos





Antes de tudo: proteja a superfície que você vai usar de apoio para o corte. O estilete não tem dó e acaba marcando sua mesa. 

Prepare a base de trabalho com o EVAA melhor opção é usar um vidro por baixo. Se não tiver, serve um papelão mais grosso que depois você pode jogar fora.
Os materiais são:
  • Tiaras de plástico e fivelinhas tic tac
  • Estilete
  • Cola instantânea
  • Régua
  • Palitinho de madeira
  • Tesoura
  • Retalhos de E.V.A. que contrastem entre si
Prepare os materiais necessários para as tiaras
Corte as tiras de EVA
Você vai medir e cortar duas tirinhas de E.V.A. nas cores que desejar. Uma delas de 5 x 5,5cm e a outra de 5 x 4,5 cm.
Para criar flores de outros tamanhos, basta deixar uma diferença de 1cm na largura entre a plaquinha maior e a menor.

Na hora de riscar o E.V.A., use o palitinho de madeira numa posição bem inclinada para não “descamar” a placa, apenas marcar.Observe a posição correta de usar o palito no EVA
Observe a posição de usar o estilete no EVAQuando for cortar, repare que o estilete deve ficar bem “deitadinho” para que a régua sirva como uma espécie de guia e apoio, assim você aumenta o espaço de contato entre o corpo da lâmina e a régua, além de usar um pedaço maior dessa lâmina para cortar.

Se você colocar o estilete muito “em pé” (mais inclinado na vertical), vai acabar usando só a pontinha pra cortar e a chance de levar uma lasca da régua aumenta. 
Faça um pouco de pressão, mas não exagere!! Senão, como o E.V.A. é macio, quando você chegar ao final da linha de corte, vai perceber que a borracha entortou e fez um “biquinho”. Não queremos isso, não é? Então, prefira passar o estilete duas vezes sobre o E.V.A. se for necessário, do que ser apressadinha e tentar resolver tudo com um único corte!
Você cortou, mas algumas partes não se desprenderam. Não puxe!!! Posicione o estilete novamente sobre o local e passe suavemente.

Pecinhas cortadas… é hora de montar.Essas são as peças base das flores, já cortadas
Vamos fazer a colagem das bordasVamos unir as duas pontinhas da placa menor no sentido do comprimento. Use um fiozinho bem econômico de cola instantânea e, se você escolher um E.V.A. decorado, deixe a estampa para dentro.
O resultado que queremos é o seguinte: pontas coladas e parte central “livre”, formando uma pétala. Se você passar muita cola vai ficar tudo grudado, e a danada ainda vai escapar, manchando seu lindo E.V.A.Veja como colamos a primeira plaquinha
Dica importante:
Vamos entender como essa cola instantânea funciona?
Quando você passa a cola e coloca o E.V.A. sobre ela, vai perceber que a borracha fica quentinha. É porque acontece uma reação química que “derrete” um tantinho da borracha fundindo uma parte à outra. Por isso, você nunca deve pressionar o E.V.A. enquanto ele estiver colando, afinal esse tipo de material é sensível ao calor e deforma se você apertar. Só segure, fazendo uma pressão bem de leve.
E.V.A.s mais grossos levam mais tempo para grudar. Se você coloca muita cola, a reação química também custa mais para ser concluída.
Agora que você já sabe como a cola instantânea funciona, só falta avisar: CUIDADO COM OS DEDINHOS!!! Não há quem trabalhe com E.V.A. que não fique com cola instantânea “anexada” ao dedo, mas tudo sai com água quente ou alicatinho de cutícula. Não se desespere.

Observe como fica a segunda plaquinhaDepois que a primeira parte estiver colada, posicione-a dentro da plaquinha maior, como se fosse um recheio. Passe cola – pouquinho, você já sabe– no espaço que sobrou. Repare que nesta colagem você vai unir as pontinhas do E.V.A. de fora e fixar também a plaquinha menor. Formamos um “túnel” colorido!
Espere secar e corte tirinhas de 0,5 cm com a tesoura. Corte com um único picote.Corte as pétalas depois de coladas
Aqui estão suas pétalas cortadas e preparadasJá dá para ter uma ideia do que vai acontecer.
Monte primeiro a flor sem passar cola, assim é possível distribuir as pétalas da maneira mais uniforme.
Quase pronto…
Faça a pré-disposição das pétalas
Deixe pronto também o miolinhoPrepare também o miolinho da flor.
Para o miolinho você pode:
1. cortar uma tirinha de 0,3 cm e enrolar bem apertadinho, colando com uma mini gotinha de cola no final,
OU
2. usar um botãozinho bem bonitinho
Aqui está o miolinho de EVA pronto
Agora montamos a flor colando as pétalasPara colar as pétalas, use uma gotinha de cola na lateral de cada parte, bem próximo ao biquinho do miolo. Cole uma a uma.
Depois é só fazer o acabamento, colando o miolinho. Eu optei por usar um botãzinho.Aqui temos a flor de EVA prontinha para nossos projetos
Agora é só posicionar na tiara e colarPosicione a flor pronta sobre a tiara e cole, fazendo uma leve pressão por alguns segundos.
A tiara já está pronta!Aqui está a tiara pronta, simples e charmosa

Se quiser decorar mais, basta variar as cores. Vá em frente!!!
Aqui a tiara está decorada com várias flores

Você também pode criar meias flores, que ficam ótimas em fivelinhas e em tiaras mais finas.
Faça outros formatos e tamanhos de flores

Veja como fica o modelinho de fivela tic-tacNas fivelinhas tic tac você escolhe se quer que a parte de metal fique aparente ou não.
Se preferir recobrir com E.V.A. risque um pedacinho na medida da fivela, recorte e cole com cola instantânea.Você pode recobrir o metal do tic-tac
Tic-tac com fivela coberta de EVASobre a tira de E.V.A. cole a florzinha.

Agora que você já sabe como fazer a florzinha, mude os tamanhos das tiras de E.V.A. e crie flores pequenas, médias, grandes. Vá combinando as cores e “florindo” sua vida…

Vários modelos e formatos de enfeites de cabelo feitos com o EVA

Com as flores vazadas você pode fazer marcador de páginas, decorar porta-retratos, dar um colorido em molduras de quadrinhos, capas de agendinhas e cadernos. Enfim, use a imaginação e depois mostre pra nós o que você aprontou!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário