2) Objeto Detonador: Este projeto tem como objetivo fazer com que a criança conheça a natureza e especialmente as árvores.
3) Justificativa pedagógica: É importante nesta fase proporcionar aos alunos a visualização e exploração da natureza, ajudando assim a criança a aprender a conviver e respeitar a natureza.
4) Perfil do Grupo: Crianças de quatro a seis anos, em descobrimento das coisas do mundo.
5) Objetivos pedagógicos:
Conceituais:
• Nomear partes da árvore.
• Identificar cada parte da árvore.
• Reconhecer as diferentes partes.
• Desenvolver percepções visuais e auditivas.
• Ampliar vocabulário.
• Identificar as letras do alfabeto.
• Nomear partes da árvore.
• Identificar cada parte da árvore.
• Reconhecer as diferentes partes.
• Desenvolver percepções visuais e auditivas.
• Ampliar vocabulário.
• Identificar as letras do alfabeto.
Atitudinais:
• Apreciar as artes visuais.
• Demonstrar e interessar-se pelo mundo social e natural.
• Reconhecer, identificar e valorizar a natureza.
• Apreciar as artes visuais.
• Demonstrar e interessar-se pelo mundo social e natural.
• Reconhecer, identificar e valorizar a natureza.
• Artes visuais.
• Linguagem escrita e oral.
• Vogais.
• Natureza e sociedade.
• Música.
• Alfabeto.
7) Etapas pedagógicas:
- Conversar sobre a natureza e as árvores, a valorização do meio ambiente e o respeito pelos seres vivos. E a importância do meio ambiente para uma vida melhor.
- Falar com as crianças sobre a árvore, se sabem o que é, se já viram algum e se aprenderam a identificar cada parte dela.
- Ouvir a música Dona Árvore da Bia Bedran, acompanhando o ritmo com a aula.
- Identificar as letras do alfabeto.
- Utilizar raciocínio e lógica para a montagem do quebra cabeça, trabalhando também a coordenação motora.
- Conhecer as diversas cores na atividade de pintar.
- Trabalhar com raciocínio, percepção e linguagem visual no caça-palavras.
- Trabalhar a memorização da criança e reconhecimento da figura anterior no jogo dos sete erros.
- Trabalhar as vogais na formação das palavras.
- Trabalhar a percepção do meio ambiente de cada aluno, para entender melhor o que ele vê de meio ambiente.
8) Duração:
• Aproximadamente de uma a duas aulas, de acordo com o nível de aprendizado da turma
Lindas poesias...
Todas são ilustradas, ótimas para fazer arte com seus alunos em sala de aula!
DRAMATIZAÇÃO - A ÁRVORE
Uma árvore completa, desenhar em partes e montar fala para cada parte da planta. Escolher 05 crianças e distribuir cada parte da planta. (raiz, caule, folha, flor e fruto).
1º: Fala a árvore:
- Oi turma! Eu sou a árvore. Sou muito importante para anatureza. Se eu não existisse, nem existiria vida na terra. Eu purifico o ar, dou sombra, frutos, protejo o solo.
2ª Fala, a folha:- Ei, dona árvore! Eu também sou importante! Sou o pulmão da senhora, esqueceu? É através de mim que a senhora respira. Sou eu que fabrico o alimento que a senhora precisa. Eu sou a Folha!
3ª Fala, a flor, que ri e fala:- Ora esta! Era só o que me faltava. Eu é que sou a mais importante de todos na natureza! Sou bela, cheirosa,delicada. Embelezo e perfumo tudo à minha volta, além de me transformar em deliciosos frutos. Eu sou a Flor!
4ª Fala, o fruto:
- Calma aí, dona flor! Venho da senhora, mas também sou importante. Sou um alimentodoce, delicioso, cheiroso que todos os seres vivos precisam, para ter uma vida saudável. Eu sou o fruto!
5ª Fala, o Caule:
- Ei, vocês se esqueceram de mim? Quem sustenta a folha, a flor, o fruto? Quem carrega o alimento para todos vocês? Sou eu Claro! O mais importante. Eu sou o Caule.
6ª Fala, a Semente:- Pois é, vocês se julgam os mais importantes, mais se não fosse por mim, vocês nem existiriam.
Eu sou a semente e todos dependem de mim. Eu sou a semente!
7ª Fala, entra a Raiz:- Puxa vida, como estou cansada! É duro manter todos vocês em pé e nem ser reconhecida. Por que vocês discutem quem é mais importante? Somos um só corpo, e só unidos é que somos realmente úteis e importantes. Eu sou a Raiz.
A seguir todos se abraçam, colocam a árvore no meio do círculo e juntos dizem:
- Viva o dia da árvore!
Linda historia para trabalhar no Dia da Árvore.
1º: Fala a árvore:
2ª Fala, a folha:- Ei, dona árvore! Eu também sou importante! Sou o pulmão da senhora, esqueceu? É através de mim que a senhora respira. Sou eu que fabrico o alimento que a senhora precisa. Eu sou a Folha!
3ª Fala, a flor, que ri e fala:- Ora esta! Era só o que me faltava. Eu é que sou a mais importante de todos na natureza! Sou bela, cheirosa,delicada. Embelezo e perfumo tudo à minha volta, além de me transformar em deliciosos frutos. Eu sou a Flor!
4ª Fala, o fruto:
5ª Fala, o Caule:
- Ei, vocês se esqueceram de mim? Quem sustenta a folha, a flor, o fruto? Quem carrega o alimento para todos vocês? Sou eu Claro! O mais importante. Eu sou o Caule.
6ª Fala, a Semente:- Pois é, vocês se julgam os mais importantes, mais se não fosse por mim, vocês nem existiriam.
Eu sou a semente e todos dependem de mim. Eu sou a semente!
7ª Fala, entra a Raiz:- Puxa vida, como estou cansada! É duro manter todos vocês em pé e nem ser reconhecida. Por que vocês discutem quem é mais importante? Somos um só corpo, e só unidos é que somos realmente úteis e importantes. Eu sou a Raiz.
A seguir todos se abraçam, colocam a árvore no meio do círculo e juntos dizem:
- Viva o dia da árvore!
Ginástica historiada: A Árvore
A SEMENTE, COM O VENTO,
CAIU NA TERRA FOFINHA.
VEIO A CHUVA, VEIO O SOL
E BROTOU A SEMENTINHA.
O CAULE FOI PARA CIMA,
A RAIZ FIRMOU NA TERRA.
A PLANTINHA FOI CRESCENDO
BEM LÁ NO ALTO DA SERRA.
HOJE TEM FRUTOS E FLORES.
E AS FOLHINHAS? TÃO BELAS!
PARECE ATÉ QUE O VENTO
BRINCA DE PIQUE COM ELAS.
DELA TUDO RECEBEMOS
ATÉ A SOMBRA DA RAMADA.
EU CHEGO MESMO A PENSAR
GINÁSTICA HISTORIADA
♥ Imaginem que vocês são o vento (balançar os braços abertos, pra lá e prá cá).
♥ Imaginem que vc são as sementinhas (alunos agachados, bem quietinhos).
♥ A plantinha foi crescendo (alunos se levantam devagar e abrem bem os braços).
♥ Agora, o sol está batendo nos seus galhos (esticar bem os braços).
♥ Agora vamos descansar, que a noite chegou (descer os braços e ficar em posição bem relaxada).
♥ Amanheceu e as árvores saúdam o sol (elevar os braços com suavidade para o alto.)
♥ Agora vamos descansar à sombra da árvore (alunos recostados)
Teatro - A Árvore e seus amiguinhos
As crianças formam três grupinhos no palco.
GRUPO A: Crianças
GRUPO B: Passarinhos
GRUPO C: Flores
As crianças do grupo B caracterizadas de passarinho, com máscaras com bicos e asas de papel crepom. As crianças do grupo C caracterizadas de flores com toucas, com pétalas, colan e saias em papel crepom ou tule.
GRUPO A: Crianças
GRUPO B: Passarinhos
GRUPO C: Flores
As crianças do grupo B caracterizadas de passarinho, com máscaras com bicos e asas de papel crepom. As crianças do grupo C caracterizadas de flores com toucas, com pétalas, colan e saias em papel crepom ou tule.
Uma menina representa a árvore. Quando as coleguinhas formam os grupinhos, ela já deve estar lá, ao centro bem quetinha. Ela observa em torno de si e logo exclama:
-Como está lindo o meu jardim! Parece que a primavera está chegando...
As crianças dos grupinhos A, B e C falam:
- Bom dia, Senhora Árvore! Bom dia!
A árvore responde:
- Bom dia! Quem são vocês? O que fazem no meu jardim?
GRUPO A
Somos muitas crianças;
Tua sombra viemos procurar.
E também os teus frutinhos
Queremos EXPERIMENTAR.
O teu cantinho é gostoso,
Teu ar puro é proteção.
O teu fruto DELICIOSO
É DOCE alimentação.
A árvore se dirige aos passarinhos:
- Vocês aí, quem são?
O GRUPO B:
Somos os passarinhos,
Em ti faremos nossos ninhos.
Aqui viveremos contentes
A cantar pra toda gente.
O GRUPO C:
Somos as flores.
Que a Primavera traz em profusão.
Flores que nascem da terra.
E flores que jogas no chão.
Nós nos misturamos assim,
Numa alegria de cores.
E fica todo o teu jardim,
Enfeitadinho de flores.
A árvore exclama, contente:
- Estou contente! tenho muitos amiguinhos no meu jardim.
Para terminar, a árvore e seus amiguinhos cantam:
(Música: Pirulito que Bate Bate)
Passarinho a saltitar,
Cantando alegre assim.
Flores a enfeitar
Para sempre o meu jardim!
Primavera aqui sentimos,
Tantas flores nunca vimos. {bis
Borboletas a voar,
O sol brilhando enfim.
Flores a enfeitar,
Como é lindo o meu jardim.
-Como está lindo o meu jardim! Parece que a primavera está chegando...
As crianças dos grupinhos A, B e C falam:
- Bom dia, Senhora Árvore! Bom dia!
A árvore responde:
- Bom dia! Quem são vocês? O que fazem no meu jardim?
GRUPO A
Somos muitas crianças;
Tua sombra viemos procurar.
E também os teus frutinhos
O teu cantinho é gostoso,
Teu ar puro é proteção.
A árvore se dirige aos passarinhos:
- Vocês aí, quem são?
O GRUPO B:
Somos os passarinhos,
Em ti faremos nossos ninhos.
Aqui viveremos contentes
A cantar pra toda gente.
O GRUPO C:
Somos as flores.
Que a Primavera traz em profusão.
Flores que nascem da terra.
E flores que jogas no chão.
Nós nos misturamos assim,
Numa alegria de cores.
E fica todo o teu jardim,
Enfeitadinho de flores.
A árvore exclama, contente:
- Estou contente! tenho muitos amiguinhos no meu jardim.
Para terminar, a árvore e seus amiguinhos cantam:
(Música: Pirulito que Bate Bate)
Passarinho a saltitar,
Cantando alegre assim.
Flores a enfeitar
Para sempre o meu jardim!
Primavera aqui sentimos,
Tantas flores nunca vimos. {bis
Borboletas a voar,
O sol brilhando enfim.
Flores a enfeitar,
Como é lindo o meu jardim.
fonte: Espaço Educar
Nenhum comentário:
Postar um comentário