O que o aluno poderá aprender com esta aula
Valorizar a cultura brasileira.
Conhecer a história de vida de Luis Gonzaga.
Conhecer algumas obras musicais de Luiz Gonzaga.
Ler e interpretar textos e imagens.
Conhecer a história de vida de Luis Gonzaga.
Conhecer algumas obras musicais de Luiz Gonzaga.
Ler e interpretar textos e imagens.
Duração das atividades
3 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1
Professor, apresente imagens do cantor Luiz Gonzaga ou capas de CD, Discos. Questione: Quem já viu imagens desse cantor? Como é o nome dele? Em seguida, ouça músicas de Luiz Gonzaga com as crianças; observe se elas reconhecessem as músicas. Para que as crianças ampliem seus conhecimentos sobre o cantor assista a um vídeo que fale sobre a trajetória de vida do cantor, pode ser um documentário ou entrevista. Observação: no site do cantor Luiz Gonzaga o professor encontrará músicas e vídeos. Para ouvir as músicas o professor pode selecionar um disco, baixar o vídeo da entrevista, gravar em DVD e depois assistir pela TV com as crianças.
Converse com as crianças sobre o vídeo da entrevista relembrando o que elas viram. Depois sugira a escrita coletiva de um texto biográfico sobre Luiz Gonzaga. As crianças poderão ilustrar o texto usando lápis cera, lápis de cor, coleção hidrocor. Oriente seus alunos para organizar o texto biográfico a partir de dados pesquisados no site do cantor, acrescentado informações pessoais e profissionais.
ATIVIDADE 2
Apresente algumas obras músicas de Luiz Gonzaga para sua turma. Escolha uma música, digite a letra e distribua trechos entre as crianças. Proponha a leitura em duplas. As crianças que ficarem com o mesmo trecho irão formar um grupo. Depois, ouça a música com as crianças; deixe tocar outra vez e sugira que elas acompanhem, cantem juntas.
Sugestão de músicas.
Fonte da Imagem:
http://www.luizluagonzaga.mus.br/index.php?option=com_wrapper&Itemid=111
Fonte da Imagem:
http://www.luizluagonzaga.mus.br/index.php?option=com_wrapper&Itemid=111
ABC do Sertão
( Zé Dantas / Luiz Gonzaga)
Lá no meu sertão pros caboclo lê
Têm que aprender um outro ABC
O jota é ji, o éle é lê
O ésse é si, mas o érre
Tem nome de rê
Até o ypsilon lá é pssilone
O eme é mê, O ene é nê
O efe é fê, o gê chama-se guê
Na escola é engraçado ouvir-se tanto "ê"
A, bê, cê, dê,
Fê, guê, lê, mê,
Nê, pê, quê, rê,
Tê, vê e zê.
Olha Pro Céu
(Luiz Gonzaga / José Fernandes)
Olha pro ceu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo
Foi numa noite, igual a esta
Que tu me deste o teu coração
O céu estava assim em festa
Pois era noite de São João
Havia balões no ar Xóte, baião no salão
E no terreiro
O teu olhar que incendiou
Meu coração
Após a escuta das músicas, sugira que as crianças comentem: Questione?
- De que fala a música do seu grupo?
- Essa música conta uma história?
- Quem são os personagens?
- Onde acontece essa história?
- Que ritmo essa música representa?
- Em que época do ano ouvimos mais essas músicas na escola e em nossas casas?
ATIVIDADE 3
Proponha uma atividade de escrita para as crianças. Elas irão ler novamente a letra da música do seu grupo. Peça para selecionar palavras que rimam. Brinque de fazer rimas, uma das crianças lerá uma palavra de sua música e as outras deverão falar uma nova palavra para fazer a rima. Depois, cada grupo irá pensar numa forma de (re)apresentar a música. Eles poderão apresentar através de desenhos, pinturas, colagens, dramatização, dança etc.
Recursos Complementares
http://www.reidobaiao.com.br/museu-do-gonzagao-em-exu-pe
Indicações de Livros:
Vida de Viajante - A Saga de Luiz Gonzaga de Dominique Dreyfus.
Música para Acordeom - Tributo a Luiz Gonzaga de Roberto Bueno.
Luiz Gonzaga, suas canções e seguidores - José Marcelo Leal Barbosa.
Indicações de Livros:
Vida de Viajante - A Saga de Luiz Gonzaga de Dominique Dreyfus.
Música para Acordeom - Tributo a Luiz Gonzaga de Roberto Bueno.
Luiz Gonzaga, suas canções e seguidores - José Marcelo Leal Barbosa.
Avaliação
Durante o estudo o professor poderá observar a participação, envolvimento das crianças nas atividades propostas. Observar o poder de síntese das crianças em seus relatos orais e por escrito relacionados a vida e obra do cantor.
fonte:http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário