I. IDENTIFICAÇÃO___________________________________
Público alvo: Alunos do 2.º ao 5.º ano
Área do conhecimento: Língua Portuguesa
Áreas envolvidas: Arte e História
Período de Duração: 2 meses
Dias de trabalho: Segunda-feira e quarta-feira
II. JUSTIFICATIVA___________________________________
As Cantigas de Roda fazem parte da cultura de nossa gente. Elas são carregadas de expressões, arte e simbolismo que revelam a cultura de um povo, principalmente dos nossos antepassados. Estudar as Cantigas de Roda é resgatar a cultura popular e reviver o prazer de brincar de roda.
Para a aprendizagem da leitura e da escrita, as cantigas de roda se constituem numa importante ferramenta de alfabetização e letramento, pois são textos que apresentam rimas, versos, estrofes, ritmos e que as crianças trazem de memória facilitando o aprendizado da leitura e da escrita.
III. OBJETIVO_________________________________________
a) Geral
Ø Desenvolver competências e habilidades em leitura e escrita através do estudo das Cantigas de Roda.
b) Específicos
Ø Reconhecer Cantigas de Rodas.
Ø Identificar o valor cultural e histórico das Cantigas de Roda.
Ø Realizar leitura
Ø Reescrever cantigas de Roda
Ø Realizar dramatizações das Cantigas de Roda para desenvolver a expressão
Ø Realizar brincadeiras de roda para descobrir o prazer de brincar
Nenhum comentário:
Postar um comentário