Curiosidades mil
Objetivos do projeto
- Preparar um relatório sobre a estrutura física do inseto, por meio de palavras e gráficos, incluindo todas as partes do corpo, bem como sua cor e seus aspectos;
- Explorar e relatar os quatro elementos do habitat de um inseto: alimento, água, abrigo, e ambiente;
- Montar o ciclo de vida do inseto.
Faixa etária
- Alunos do 1.º ao 5.º ano
Duração da aula
- 3 aulas (3h para cada aula)
Método de avaliação
· Perguntas para avaliar o aprendizado;
· Participação nas aulas;
· Trabalhos relacionados ao assunto;
· Discussão sobre o que foi trabalhado, os novos conhecimentos e o foco de interesse
Planejamento
O que é discutido
- Anatomia dos insetos
- Tipos de inseto
Quais os requisitos necessários para a compreensão do tema:
· Observação das figuras
Etapas envolvidas:
o Conhecimentos de alguns insetos
o Conhecimentos da anatomia dos insetos
o Pesquisa em Enciclopédia, Revista, Livro, Internet etc..
o Atividade individual – montagem das partes de um inseto
o Exercício proposto
o Atividades em grupo – discussão do tema trabalhado
o Pesquisa de informações na internet e elaboração de relatório para debate
o Considerações sobre o tema
“O tema abordado foi bem sucedido. Os alunos compreenderam o assunto. Houve participação, as dúvidas foram respondidas e muitas curiosidades foram despertadas”.
Ao final do trabalho, os alunos aprenderam sobre as variedades de insetos e sua anatomia, entre outros assuntos. A todo momento houve interesse em participar das aulas e as questões propostas foram respondidas com sucesso. Para finalizar, os alunos fazem tarefas em casa, levando outras questões para serem completadas e entregues na próxima aula.
Eu também aprendi muito. Diversas dúvidas dos alunos me trouxeram novos conhecimentos. Outro ponto de destaque foi o material levado pelos alunos às aulas.
É importante que as dúvidas dos alunos sejam respondidas, para que possa haver um maior interesse em participar das aulas e dos exercícios propostos. O tema é muito gostoso de ser trabalhado, mas é preciso obedecer às etapas para que os alunos aprendam sem atropelo.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário